domingo, 17 de dezembro de 2017

Saiba quais doenças são mais comuns durante o Verão




Pleno Verão, sol a pino, e a estudante Luciane Fortaleza Souto, 17 anos, curtia uma das praias de Ilhéus, no Sul do estado, quando sentiu uma coceira incomum no pé direito. Era o famoso bicho-de-porco, ou bicho-de-pé, uma das doenças que mais afetam a pele nessa época, e que viraram motivo de preocupação para a moça no meio da diversão, há dois anos, mas o bicho-de-pé não é a única doencça típica dessa época do ano. 

Conheça outras doenças do Verão e veja como lidar com elas:

Acne solar


O que é: Erupção que atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros superiores e que surge dias após a exposição intensa da pele ao sol
Como prevenir: Utilizando filtros solares, de preferência com base não oleosa (oil free), aplicados antes e durante A exposição ao sol
Como tratar: Através de medicação indicada por dermatologista. São comuns esfoliantes e antibióticos em loção ou gel, quando há inflamação

Bicho-de-pé

O que é: Também conhecido como bicho-de-porco, é um pequeno parasita que entra na pele, quase sempre nos pés
Como prevenir: Não andar descalço em solos com areia ou lama, e não pisar em locais com lixo e pouco saneamento
Como tratar: Retirada do parasita com agulha cortante ou bisturi, num posto de saúde, onde os materiais são esterelizados. Médicos podem indicar remédios/pomadas, principalmente se o parasita se espalhar pelo corpo

Bicho geográfico

O que é: Causada pela entrada de parasitas através de feridas ou cortes na pele, com sintomas como coceira e vermelhidão.
Como prevenir: Não andar descalço em locais que tenham cães e gatos, e recolher as fezes deles para que elas não contaminem o solo.
Como tratar: Com orientação de um dermatologista, são indicados pomadas ou comprimidos.

Fitofotomelanose

O que é: Manchas na pele causadas por manifestação alérgica causada pela exposição da pele ao sol ou contato com plantas ou mesmo suco de algumas frutas ‘ácidas’ como limão, laranja ou tangerina.
Como prevenir: Usar filtro solar; evitar colocar perfume para ir à praia ou mexer com frutas cítricas, fazer ou beber limonadas, sucos, caipirinhas e se expor ao sol em seguida. 
Como tratar: Desaparecimento de manchas ocorre de forma espontânea e gradativa, mas despigmentantes podem ser utilizados para acelerar o processo. Reações mais intensas podem exigir uso de remédios indicados por dermatologista.

Foliculite

O que é: Infecção de um ou mais bulbos em que o cabelo cresce (folículos); pêlo encravado.
Como prevenir: Evite raspar a área afetada, pois a depilação pode irritar a pele.
Como tratar: Os casos leves costumam se resolver por conta própria, mas nos mais graves podem ser indicados antibióticos ou outros medicamentos por médico. (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário