Câncer De Próstata:
Prevenção Começa Aos 40
O Câncer de próstata é a neoplasia mais freqüente do homem. Felizmente esse tumor tem o crescimento muitas vezes indolente e como veremos a seguir pode ser tratado de maneira efetiva quando diagnosticado precocemente.
A freqüência de câncer de próstata varia de acordo com a região estudada. Na China e no Japão, a prevalência é menor que em outros paises ocidentais, como por exemplo os Estados Unidos. Devido a essa constatação, surgiu a hipótese que a dieta estaria envolvida no surgimento do Câncer de próstata. De fato, observando pessoas de origem oriental que viviam nos Estados Unidos, essas apresentavam a mesma chance de surgimento do câncer de próstata que pessoas naturais dos EUA. Entretanto, existe um dificuldade de determinar qual comportamento ou alimento levariam a um aumento no risco e câncer de próstata. Dentre os alimentos e substâncias aventados como possíveis protetores para o câncer de próstata estariam o tomate, o selenium e a vit. A. Entretanto, existe uma carência de evidencias científicas que confirmem definitivamente que esses alimentos protegem contra o surgimento do Câncer de próstata.
O câncer de próstata é bastante raro antes dos 45-50 anos de idade, entretanto o seu surgimento aumenta com o aumento da idade. Aproximadamente 60% dos homens acima de 80 anos de idade apresentam neoplasia quando a próstata é analisada histologicamente. Entretanto muitos desses pacientes apresentam tumor indolente com progressão muito lenta. Por outro lado, quando o tumor surge em pacientes mais jovens esse apresenta uma tendência de ser mais agressivo.
Sintomas
No inicio, o câncer de próstata não gera sintomas. Muitos pacientes confundem hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata – ver link) que leva a um aumento da próstata com obstrução da saída de urina, com câncer de próstata. Os casos de câncer de próstata que apresentam sintomas são casos avançados quando o tumor cresceu a ponto de obstruir a uretra e sair dos limites da glândula.
Patologia
O surgimento do câncer de próstata ocorre devido a alteração no funcionamento celular. A célula com “alteração” passa a ter um comportamento anormal e entra em um processo de proliferação descontrolado. Quanto maior for o grau de alteração dessa célula, mais rápido será o crescimento do tumor e maior será a sua malignidade. Os tumores de próstata são graduados de acordo com sua malignidade em uma escala que varia de 2 – 10 , sendo que quanto maior o escore, mais agressivo será o tumor. Essa escala recebe o nome do autor que criou essa classificação – Gleason.
Diagnóstico
Como dito anteriormente, o Ca de próstata somente leva a sintomas quando apresenta crescimento acentuado. Por esse motivo é que se recomenda o check up anual, independente do paciente apresentar qualquer sintomatologia. Nesse check up o Urologista deve solicitar o exame de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico) e realizar o exame de palpação digital ou toque retal para palpar a superfície da glândula (semelhante ao exame das mamas nas mulheres). Essa avaliação deve ser realizada anualmente a partir dos 45 anos de idade. Desta forma, o Urologista terá a possibilidade de detectar o tumor ainda nos estágios iniciais, o que levará a uma maior chance de cura.
Quando o Urologista percebe que existe uma alteração suspeita de câncer de próstata no PSA ou no toque prostático, ele irá recomendar uma biópsia da próstata. Essa biópsia deve ser realizada guiada por Ultrasonografia Transretal e sob sedação para maior conforto do paciente.
Quando a biópsia apresenta-se positiva, ou seja, encontra-se sinais de malignidade na avaliação microscópica, o diagnóstico está confirmado.
Tratamento
Dentre as opções de tratamento para o Câncer de próstata localizado (diagnóstico precoce), inclui-se:
1- Prostatectomia radical – remoção completa da próstata e vesículas seminais. Essa cirurgia pode ser realizada por via retropúbica aberta (incisão abdominal), laparoscópica (pequenas incisões abdominais) e por via perineal (incisão na região do períneo).
2- Radioterapia externa – Utiliza-se radiação externa. Para que esse método tenha eficácia satisfatória com mínimo efeito colateral deve-se utilizar Radioterapia conformacional, com calculo da dose e emissão da radiação em 3 dimensões.
3- Braquiterapia – Utiliza-se radiação, entretanto, essa é levada ao órgão (próstata) por meio de pequenas “sementes” radioativas que liberam radiação com uma dose pré-estabelecida e localizada somente no interior do órgão.
Uma vez diagnosticado o Câncer de Próstata, o Urologista irá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
*********************************************
Câncer Intestinal:
CANCER DE INTESTINO
O câncer intestinal é a segunda causa mais freqüente de mortes relacionadas ao câncer nos países do primeiro mundo, estando atrás apenas do câncer de pulmão.
No Rio Grande do Sul encontra-se:
- em quinto lugar, intestino,
- em quarto lugar câncer de pulmão,
- em terceiro lugar, câncer do estômago,
- segundo lugar de mama,
- em primeiro lugar, o de próstata
Apesar de sua alta freqüência é um dos tumores mais preveníveis.
Esta é uma imagem de um intestino normal:
INTESTINO NORMAL
Esta é a imagem de câncer do reto:
Quem está sob risco?
Após os 50 anos de idade os riscos aumentam bastante, principalmente em quem já teve câncer de:
- mama,
- ovário ou útero,
- doenças inflamatórias intestinais,
- história familiar de pólipos ou câncer intestinal.
Aconselha-se fazer uma colonoscopia a cada 10 anos ou alternativamente, fazer um toque retal e pesquisa de sangue oculto anualmente, acompanhado de sigmoidoscopia a cada 5 anos.
Quais os sintomas do câncer intestinal?
POLIPOS NO RETO
- Muitos pólipos, e mesmo o câncer intestinal não produzem sintomas até que já estejam bastante desenvolvidos.
- Por isso é importante tentar encontrá-los quando são pequenos e facilmente removíveis.
- Quando os sintomas ocorrem (sangramento ou alterações na função intestinal) são geralmente atribuídos às hemorróidas.
Como se pode prevenir o câncer intestinal?Em primeiro lugar:
- com uma alimentação rica em fibras,
- como os grãos,
- frutas e vegetais,
- e pobre em gorduras.
Muitos pólipos (que são considerados lesões que levam ao aparecimento de câncer com o passar do tempo) e mesmo o câncer intestinal geralmente não produzem sintomas até que se tornem bastante avançados.
O que são pólipos?- Pólipos são crescimentos anormais que surgem na mucosa do intestino e que são em 90 por cento dos casos os precursores do câncer intestinal.
- Eles ocorrem em 15 a 20 por cento da população acima de 50 anos.
Esta é a imagem de pólipos:
POLIPOS NO RETO
Quais os sintomas dos pólipos?
- Geralmente não causam sintomas.
- Em raras ocasiões eles produzem sangramento,
- dor abdominal
- ou muco com as fezes.
Devem os pólipos ser tratados?- Como não é possível avaliar se um pólipo pode ou não transformar-se em câncer, recomenda-se a sua retirada através do exame de colonoscopia.
- Na maioria dos casos a sua retirada é muito fácil.
- A colonoscopia, com a remoção dos pólipos, é um exame ambulatorial, seguro e com pequeno desconforto.
- A retirada dos pólipos, porventura existentes, é a melhor forma de prevenção do câncer.
CANCER DENTRO DO RETO
Como prevenir o câncer intestinal?A maneira de prevenir sua ocorrência, ou mesmo conseguir uma alta taxa de cura caso já tenha aparecido, é detectá-lo precocemente através de exames apropriados, como, por exemplo:
- a colonoscopia.
A colonoscopia é o exame que permite:
- que de uma forma eficaz e segura, se consiga visualizar todo o intestino grosso através de um instrumento flexível, de pequeno calibre, que serve também para realizar biópsias ou remover pólipos intestinais, claramente diminuindo o risco de que um câncer se desenvolva.
"As pessoas, de maneira geral, portadoras de sintomas de hemorróidas costumam sofrer em silêncio por longo tempo antes de procurarem recursos médicos devido ao medo, vergonha, etc.
Nos dias de hoje, as hemorróidas podem ser tratadas em consultório de maneira rápida, indolor e, na maioria das vezes, sem cirurgia. Cerca de 50% da população teve, tem, ou terá hemorróidas.
Vários problemas são freqüentemente confundidos com os sintomas causados por hemorróidas como: fissuras, fistulas e pólipos intestinais ou até mesmo o câncer.
Por isso, não se automedique com pomadas, medicamentos, etc. Procure sempre uma avaliação médica, pois fazendo isso seu sofrimento poderá ser minimizado e, em casos mais sérios, até uma vida poderá ser salva".
**********************************************
Cancer do penis
CANCER DE PENIS
- É uma forma rara de câncer, uma doença em que células cancerosas (malignas) pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do eixo do pênis, mas a maioria é sobre o prepúcio ou cabeça do pênis (glande). Os homens sem circuncisão pode ter um maior risco de câncer no pênis.
Cancer do penis - Causas, sinais e sintomas
CANCER DE PENIS
sintomas de câncer de pênis geralmente começam como uma elevação, edema ou lesão no pênis. Ela pode começar como uma mudança de cor pielii.Alte sintomas inexplicáveis:
Uma mancha, uma ferida aberta, ou verruga nó em seu pênis.
Insólito descargas líquidas do pênis.
Dor ou sangramento na região genital.
Cancer do penis - Tratamentos
CANCER DE PENIS
Um médico especializado no trato genito-urinário (urologista) é normalmente o primeiro ponto de partida para o paciente é diagnosticado com câncer de pênis. Certa vez havia um diagnóstico de câncer, um especialista do cancro (oncologista) irá determinar o estágio do câncer e recomendar o tratamento apropriado. O tratamento pode consistir amputação todos ou apenas parte do pênis. outros métodos de tratamento incluem a cirurgia, radioterapia, quimioterapia.
*********************************************
Cancer de estomago
cancer de estomago
- Pode surgir em qualquer parte do estômago do estômago pode raspandii no todo ou em órgãos vizinhos. O câncer de estômago é um câncer comum e grave que se desenvolve a partir de células que revestem as glândulas na parede interna do estômago (mucosa). O câncer de estômago é conhecido como o adenocarcinoma do estômago.
Cancer de estomago - Causas, sinais e sintomas
cancer de estomago
Precoce de câncer de estômago muitas vezes não tem sintomas. Quando o estômago cacerul cresce, os sintomas mais comuns são:
-Desconforto ou dor na área do estômago
-Dificuldade em engolir
-Náuseas e vômitos
-A perda de peso
-Sentindo-se cheio ou inchado depois de uma refeição que
-Vômitos de sangue ou ter sangue nas fezes
Na maioria das vezes, estes sintomas não estão relacionados ao câncer. Outros problemas de saúde, como uma úlcera ou uma infecção, pode causar os mesmos sintomas. Qualquer pessoa com estes sintomas devem consultar um médico, para que os problemas podem ser diagnosticados e tratados o mais cedo possível.
Cancer de estomago - Tratamentos
Tratamento do câncer de estômago é, acima de tudo, a prevenção: a cessação do tabagismo e do consumo moderado de álcool reduzem o risco. Além disso, reduzir a ingestão de sal e alimentos salgados, você deve comer mais frutas e verduras.
Uma vez instalada a doença, a cirurgia é o único tratamento potencialmente curativo. A remoção do estômago (gastrectomia) pode ser parcial ou total. Dependendo do risco de propagação do corpo (metástase), quimioterapia e radioterapia pode ser usada, aumentando assim a vida do paciente.
FATORES DE RISCO
Vários estudos têm demonstrado que a dieta é um
fator preponderante no aparecimento do
câncer de estômago. Uma alimentação pobre em
vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com
uma alto consumo de nitrato, alimentos
defumados, enlatados, com corantes ou
conservados no sal são fatores de risco para o
aparecimento deste tipo de câncer.
Outros fatores ambientais como a má conservação
dos alimentos e a ingestão de água proveniente
de poços que contém uma alta concentração de
nitrato também estão relacionados com a
incidência do câncer de estômago.
Há também fatores de risco de origem
patológica. A anemia perniciosa, as lesões pré-
cancerosas como a gastrite atrófica e
metaplasia intestinal e as infecções gástricas
pela bactéria Helicobacter pylori podem ter
fortes relações com o aparecimento desta
neoplasia.
cancer de estomago
No entanto, uma lesão pré-cancerosa leva
aproximadamente 20 anos para evoluir para a
forma grave. Sendo assim, a medida mais eficaz
para diminuir os riscos é iniciar uma dieta
balanceada precocemente, ainda na infância.
Pessoas fumantes, que ingerem bebidas
alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a
operações no estômago também têm maior
probabilidade de desenvolver este tipo de
câncer.
PREVENÇÃO
Para prevenir o câncer
de estômago é
fundamental uma dieta
balanceada composta de
vegetais crus, frutas
cítricas e alimentos
ricos em fibras. Além
disso, é importante o
combate ao tabagismo e
diminuição da ingestão
de bebidas alcoólicas.
Úlcera gástrica:
no canto superior esquerdo microscopia
no canto inferior direito imagem de RX
Câncer de estômago
no canto superior esquerdo radiografia contrastada
Classificação de Bormann para tumores do estômago
o câncer está representado pela coloração vermelha varia de I a IV
Pólipo de estômago
Técnica de resseção de pólipos via endoscópica
*****************************************************************************
Cancer de tireoide
- Ocorre quando as células anormais começam a desenvolver a glândula tiroide. Tiroida é uma glândula no pescoço. Tem dois tipos de células que produzem hormônios, as células foliculares produzem hormônios da tireóide que afetam a freqüência cardíaca, temperatura corporal e nível de energia. células C fazer a calcitonina, um hormônio que ajuda a controlar os níveis de cálcio no sangue.
Cancer de tireoide - Causas, sinais e sintomas
Na fase inicial do câncer de tireóide, sem sintomas, no entanto, entre os primeiros sinais podem ser:
Um caroço ou nódulo, na frente do pescoço, perto da maçã de Adão;
Rouquidão ou dificuldade em falar em voz normal;
nódulos linfáticos inchados, especialmente no pescoço.
Dificuldade em engolir ou respirar
Dor de garganta ou pescoço.
Estes sintomas são sinais de certeza de câncer de tireóide. Uma infecção, um bócio benigno, ou outro problema também pode causar esses sintomas. Qualquer pessoa com estes sintomas devem consultar um médico o mais rapidamente possível. Somente um médico pode diagnosticar e identificar o problema.
Cancer de tireoide - Tratamentos
O câncer de tireóide é tratada por:
- A cirurgia para remover o tecido remanescente da tireóide e metástases
- O iodo radioativo
- Quimioterapia: drogas como a doxorrubicina e cisplatina pode ser usada em certos tipos de câncer de tireóide recorrentes
- Pescoço radioterapia (raramente)
CONHECENDO: HIPOTIREOIDE/ HIPERTIREOIDE:
O estresse e a falta de iodo, essencial para montar os hormônios, podem desregular a glândula em quem tem predisposição. Mas a maioria dos casos é causada por reações auto-imunes. Aliás, o sistema imunológico de quem vive estressado tende a atacar a tireóide como se ela fosse um vírus.
Hipotiroidismo
Entre as várias causas, a mais comum, que responde por 90% dos casos, é a doença de Hashimoto, em que o organismo começa a produzir anticorpos que atacam a tireóide. Ela se inflama e deixa de trabalhar. Acredita-se que seja um defeito hereditário, que pode se manifestar em qualquer momento, principalmente depois de algum agente desencadeador como o estresse.
Sintomas: Os batimentos cardíacos diminuem, o cansaço aumenta, o paciente pode ficar depressivo, abatido e sensível ao frio. A pele se resseca e os cabelos e as unhas crescem devagar, ficando secos e quebradiços. Pode ocorrer um discreto aumento de peso, prisão de ventre, anemia, perda de apetite, menstruação irregular e até mesmo alterações da pressão arterial
Tratamento: reposição com o hormônio sintético. O quadro dificilmente regride. Se não for tratado, pode levar a anemias, problemas cardíacos, gastrointestinais, neurológicos, respiratórios e renais.
Hipertiroidismo
A principal causa é a doença de Graves, um mal hereditário que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva de hormônios. O bócio também pode estimular o trabalho da tireóide. Mas há outros tipos, como o provocado por um nódulo superprodutor de hormônio e os causados por fórmulas milagrosas para emagrecer, já que muitas contêm T4 e desregulam a glândula.
Sintomas: Nervosismo, ansiedade, insônia, aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao calor, sudorese e taquicardia. Os olhos podem ficar saltados e há a possibilidade de perda de peso resultante da queima de músculos, além de tremores.
Tratamento: remédios específicos, iodo radioativo e, em certos pacientes, até cirurgia. Deve ser iniciado o quanto antes para evitar que o distúrbio leve a problemas que vão da osteoporose até males mais sérios, como arritmias, hipertensão e infarto. O tratamento com remédios leva mais de um ano para frear a glândula acelerada. Às vezes a saída é cortar ou destruir parte dela.
*********************************************
Cancer de vesicula biliar
cancer de visícula
- É menos comum. Quando o câncer de vesícula biliar é descoberto na fase inicial, as chances de tratamento, é muito bom. Mas a maioria dos cânceres de vesícula biliar são descobertos em estágio avançado.
Cancer de vesicula biliar - Causas, sinais e sintomas
Câncer de vesícula biliar podem incluir os seguintes sintomas:
Dor abdominal, principalmente no abdômen superior direito
Inchaço
Coceira
Febre
Perda de apetite
Perder peso sem razão Niciu
Náuseas
Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia)
Cancer de vesicula biliar - Tratamentos
opções de tratamento do câncer dependem do estágio de câncer de vesícula biliar, o estado de saúde geral. O objetivo inicial do tratamento é remover câncer de vesícula biliar, mas quando isso não for possível, outras terapias podem ajudar a controlar a propagação de doenças como:
Quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento que utiliza produtos químicos para matar as células cancerosas.
Radioterapia. Use radiação de alta energia do feixe, como raios-X para matar as células cancerosas.
Procedimentos para aliviar bloqueio das vias biliares. Advanced câncer de bexiga podem causar bloqueios nas vias biliares, causando complicações. Os procedimentos podem ajudar a aliviar o bloqueio. Por exemplo, os médicos podem colocar um tubo de metal oco (stent) em um duto para mantê-lo aberto, ou cirurgia biliar para redirecionar todo o bloco (bypass das vias biliares).
Cirurgia realizada na cavidade abdominal, através de pequenas incisões, utilizando instrumental cirúrgico especial e um conjunto de equipamentos constituído de ótica laparoscópica, microcâmera, processadora de imagem,
fonte de luz, monitor, e insuflador de gás.
Realiza-se pequenas incisões (0,5 e 1 cm) ou até mini incisões (0,2 e 0,3 cm) na pele por onde serão introduzidos os trocartes. Trocarte é um dispositivo cilíndrico que permite a entrada e saída dos instrumentais laparoscópicos especiais (como tesouras, pinças, clipadores, etc.) além da ótica laparoscópica.
O QUE ACONTECE LOGO APÓS A CIRURGIA DA VESÍCULA?
A cirurgia de vesícula é uma cirurgia abdominal e portanto um pouco de dor pós-operatória você deverá ter. Náuseas e vômitos podem ocorrer nas primeiras 12 horas.
Uma vez que a dieta líquida é bem tolerada ou não haja vômitos, o paciente poderá receber alta no dia seguinte.
Sair da cama já no pós-operatório é permitido e estimulado. Na manhã seguinte os curativos podem ser retirados e o paciente tomar banho.
Em geral a recuperação é gradual e progressiva . Voce deve sempre estar melhor no dia seguinte.
Em uma semana deve retornar para retirar os pontos.
DEVO AVISAR MEU MÉDICO QUANDO... ?
Apresentar febre constante (acima de 38oC)
Começar a ficar com a pele ou os olhos amarelos
Tiver náuses e vômitos
Sangrar a ferida operatória continuamente
Aumento da dor abdominal ou o abdomen inchar.
Tiver calafrios
Tosse persistente ou respiração curta
Dificuldade de engulir líquidos ou sólidos após o período normal de recuperação
Mostrar secreção pela ferida operatória.